Planialtimétrico

O levantamento planialtimétrico de uma determinada área visa obter com precisão, usando-se métodos e instrumentos adequados, os elementos que permitam a elaboração das plantas topográficas com um número suficiente de coordenadas de pontos da superfície do terreno.

Sempre partindo de uma origem pré-definida e algumas vezes com auxílio de equipamentos como o GNSS (Global Navigation Satellite Systems), os levantamentos planialtimétricos são executados com equipamento topográfico de extrema precisão como a Estação Total.

Os Levantamentos Planialtimétricos são realizados de acordo às especificações do contratante que conforme sua necessidade definirá a escala final do produto.

Existe uma enorme relação entre a precisão de um dado levantado em campo e a precisão de representação desse mesmo dado, não sendo possível representar graficamente um dado com precisão superior a precisão real do dado levantado.

A partir dos métodos, procedimentos e técnicas assim como as características dos equipamentos utilizados nas medições e processamento dos dados levantados em campo será definida a precisão do levantamento topográfico e a partir daí junto com a escala de representação e as técnicas utilizadas na mesma se dará a precisão na representação dos dados topográficos coletados em campo.

Segundo a ABNT, 0,2mm ou 0,0002m é o erro gráfico máximo admitido em uma planta topográfica.

Contato

TOPOGRAFIA ULTREMARE
Campinas - SP

(19) 3384-4267

©Todos os direitos reservados.